Atividade Física: Infância e adolescência.

Atividade Física: Infância e adolescência.

Em crianças e adolescentes, um maior nível de atividade física contribui para o melhor perfil lipídico e diminui a prevalência da obesidade. Obtendo mais chances de se tornarem adultos mais ativos, reduzindo o sedentarismo na fase adulta. Por isso um dos objetivos da atividade física na infância e na adolescência é criar o hábito e o interesse da prática.

Dentro das atividades percebemos a importância da competição, pois proporciona experiência de derrota, vitória e a socialização em grupos. Portanto a competição também pode proporcionar traumas na infância, tornando posteriormente mais difícil a aderência da atividade.

Por isso entendemos a importância da competição saudável, introduzindo também a atividade lúdica. No Centro de Condicionamento Físico e Reabilitação Renata Borges, abordamos as habilidades motoras de uma forma divertida, onde introduzimos desde atividades lúdicas até aquelas um pouco mais competitivas.

 Alguns autores citam o desenvolvimento motor como um processo contínuo e sequencial ligado à idade cronológica, na qual o indivíduo progride de um movimento simples, sem habilidade, até atingir o ponto das habilidades motoras mais complexas e organizadas e assim chegar ao ajuste dessas habilidades que irá acompanhá-lo até o envelhecimento. (Haywood, Getchell, 2004).

Visamos nas aulas o desenvolvimento das habilidades motoras básicas: andar, correr, saltar, arremessar, receber, empurrar, puxar, subir, descer, chutar e atividades de equilíbrio. Através de atividades lúdicas, cooperativas e em grupos.

 As trocas de experiências com outras crianças também se torna um processo de desenvolvimento e aprendizagem rico e significativo para o seu desenvolvimento.

Diante de todos os problemas vistos na nossa sociedade atual, acreditamos na importância das crianças e adolescentes

começarem a praticar atividade física de uma forma em que elas permaneçam até sua vida adulta. Tanto pela importância das habilidades motoras adquiridas, como pelo hábito da prática de atividade, que levarão por toda sua vida, diminuindo assim os riscos relacionados à saúde.

 

Referência:

LAZZOLI, J. et al. Atividade física na infância e adolescência. Revista brasileira de medicina do esporte, vol 4, 1998.

MARQUES, T. et al. Desenvolvimento motor: padrões motores fundamentais de movimento em crianças de 4 e 5 anos de idade. Revista digital, Buenos Aires, novembro 2013.

 

Amanda Prodócimo, Educadora Física do Centro de Condicionamento Físico Renata Borges.