RISCOS DA OBESIDADE À SAÚDE.

RISCOS DA OBESIDADE À SAÚDE.

           

 

         Cada vez mais a obesidade vem chamando a atenção de pesquisadores por se mostrar uma doença grave, que, se acompanha de inúmeros casos de mortalidade, principalmente por doença cardiovascular, além de inúmeras outras complicações. A obesidade é um problema de abrangência mundial pela Organização Mundial da Saúde pelo fato de atingir um elevado número de pessoas e predispõe o organismo a vários tipos de doenças e a morte prematura. Os indicadores de qualidade de vida colocam as pessoas obesas em desvantagens (NAHÁS, 2001). Pesquisas mostram que as pessoas nos dias de hoje estão ficando cada vez mais sedentárias, e também aumentou-se o consumo dos famosos “fast foods”, ou seja, estão se exercitando de menos e comendo demais.

            Diversos autores recomendam o controle alimentar para as pessoas que visam o controle ou manutenção de peso corporal e a prática de atividades físicas, pois são de suma importância porque utilizam as calorias extras que geralmente seriam armazenadas como gorduras, qualquer atividade física contribui para o gasto energético, de preferência aeróbias. Os exercícios aeróbios, de longa duração e baixa intensidade, são os mais indicados no processo de redução e controle do percentual de gordura em nosso corpo (CYRINO & NARDO, 1996). O controle do peso corporal se deve a dois fatores, que são a dieta alimentar e a prática de atividade física. O indivíduo que faz menos atividade física deve comer menos, ao mesmo modo que o indivíduo que come muito deverá fazer mais atividades físicas, pois as calorias ingeridas são queimadas.

            Então deixe o sedentarismo de lado e busque com o instrutor da academia o melhor programa de treinamento para manter a obesidade bem longe de sua vida, junto a uma alimentação mais saudável e tendo uma melhor qualidade de vida.

 

 

REFERÊNCIAS

 

  • NAHÁS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida mais ativo. Londrina : Midiograf, 2001.
  • CYRINO, E.S. & NARDO, N.N. Jr. Subsídios para a prevenção e controle da obesidade. Revista de atividade física e saúde, 15-25, 1996.

  Jean Pedroso, Educador Físico do Centro de condicionamento físico e Reabilitação Renata Borges.