O diabete melito representa um distúrbio de regulação do metabolismo, caracterizado pelo aumento da glicose no sangue.
Existem dois tipos de diabetes:
Tipo 1 – O pâncreas não é capaz de produzir insulina, sendo necessárias injeções desse hormônio. Esse tipo de diabetes geralmente é iniciado na infância ou adolescência, pois os fatores genéticos podem ter grandes influencia. O paciente não é capaz de viver sem o fornecimento de insulina.
Tipo 2 – Já no tipo 2 o pâncreas produz a glicose, porém o tecido não é sensível para receber o hormônio.
Cuidado! Um dos principais responsáveis pelo surgimento da doença é o estilo de vida que o indivíduo leva. Estudos mostram em um estudo que cerca de 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 são obesos. Portanto a obesidade é um dos principais fatores que desencadeiam o surgimento do diabetes tipo 2.
Um ponto que devemos estar atentos é a relação cintura quadril, estudo falam que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 quando a circunferência abdominal se aproxima ou excede a circunferência do quadril. Obtendo assim menos receptores ao hormônio insulina.
Atividade física desenvolve um papel importante na prevenção. Há muito tempo já é sabido que a pratica regular de atividade física é aconselhável para melhorar a qualidade de vida das pessoas, melhorando a saúde física e mental. O diabético também se beneficia bastante da pratica regular de exercício. Além da redução aguda da glicemia e da melhora da sensibilidade à insulina o exercício ajuda a evitar as doenças cardiovasculares, diminuindo os níveis de colesterol sérico e de triglicerídeos.
Psicologicamente os diabéticos também são beneficiados uma vez que a auto-estima é elevada, aumentando a sensação de bem-estar e a qualidade de vida.
Amanda Prodócimo, Educadora Física do Centro de Treinamento.