A Artrose ou Osteoartrose é uma doença crônica caracterizada pela degeneração progressiva da cartilagem articular. A artrose pode ser causada geralmente por impactos excessivos ou abruptos nas articulações, pelo envelhecimento natural do individuo, bem como pela profissão exercida ( sobrecarga e repetições de movimentos), pela obesidade e também fatores hormonais, que vão desgastando a cartilagem, perdendo sua capacidade de absorver as pressões, fazendo com que ocorra uma diminuição no espaço existente entre os ossos das articulações, aumentando o contato entre as superfícies provocando o desenvolvimento de osteófitos, que é a formação de um novo osso na articulação afetada, conhecido popularmente como “bico de papagaio”.
Os sintomas mais frequentes são: dor ao agachar-se, levantar-se, podendo produzir a dor ciática, também pode causar rigidez articular e deformidades comprometendo a função da coluna lombar.
A Artrose piora progressivamente com o tempo, e não tem cura. Mas o tratamento pode retardar a progressão da doença. Por meio do método Pilates, podemos evitar que a artrose cause maiores danos, ajudando a amenizar as dores, pois fortalece a musculatura da região do abdômen, coxas e glúteos, desenvolve a flexibilidade e o controle motor, melhorando a função articular.
Os exercícios são realizados respeitando o limite de cada paciente, sem impactos, visando a amplitude articular, o alongamento e reforço muscular, fundamentais para a prevenção dos sintomas de dor e consequentemente causando uma melhora global do praticante do método Pilates.
Fonte: Clube do Pilates, Associação Brasileira de Pilates e Revista Pilates.
Fisioterapeuta: Andressa V. Engel Vieira da Silva