Os pontos-Gatilho são pontos hipersensíveis de dor localizados, nos músculos e no tecido conjuntivo. São nódulos palpáveis, onde a dor acontece por pressão digital, ou espontaneamente. Estes podem ser produzidos por trauma, resultado de estiramento crônico, tensão provocada por atividades cotidianas, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto, isquemia, inflamação, sobrecarga funcional, estresse emocional, disfunções endócrinas, deficiências nutricionais e infecções crônicas. Esses pontos acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema músculo- esquelético, alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular, facilitando aparecimento de lesões, impedindo assim o desempenho do treinamento físico e o bem-estar em geral.
Apesar da dor estar localizada em uma determinada banda tensa na fibra do músculo, a dor pode ganhar uma propriedade especial chamada dor referida. Isso significa que, o ponto-gatilho em um músculo, pode criar dor em outra área. Como por exemplo, quando há um ponto-gatilho na parte superior do ombro (Trapézio), a dor referida será ao lado do pescoço, e na cabeça, podendo causar cefaleia (dor de cabeça).
TRATAMENTO
Alongamentos
Mesmo os métodos físicos podem falhar se amplamente aplicado. Alongamento convencional, não são suficientes para afetar o ponto-gatilho. E se realizado excessivamente pode agravar os pontos-gatilho.
Compressa Quente
Compressas quentes para aumentar a circulação sanguínea e promover uma sensação de relaxamento. Reduz temporariamente a dor, mas não desativam o ponto- gatilho.
Ultra-som
Como modalidade de aquecimento, o ultra-som transmite energia vibratória até cerca de 5 cm, gerando calor nos tecidos. O mecanismo exato sobre como o ultra-som pode ser benéfico no tratamento dos pontos-gatilho miofasciais
Liberação Miofascial
Um dos métodos de tratamento dos tecidos moles mais antigas da história. Ela busca relaxamento muscular consequentemente o alívio da dor. Consiste em uma manobra de bombeamento, um puxar-relaxar sucessivos de um segmento corporal, capaz de atingir todas as estruturas fasciais nele contidas, até as mais profundas. O tratamento realiza-se em três tempos: tensionamento, manutenção da tensão e retorno à posição inicial. Tal sequência possibilita relaxamento muscular, melhora da circulação e regeneração articular.
Estimulação com agulha (Dry needling)
A técnica de estimulação de pontos-gatilho com agulhas. Consiste na inserção e manipulação repetida de uma agulha fina e flexível (em geral uma agulha de acupuntura) em um ponto-gatilho para produzir uma resposta de espasmo local, afim de inativa-lo. A estimulação com agulha requer máxima precisão e maior número de repetições.
mecanismo de produção de relaxamento muscular e alivio da dor na estimulação com agulhas causa rompimento da nodularidade do tecido. A vantagem da estimulação com agulhas sobre as outras técnicas é que conseguimos uma amplitude de movimentos total indolor no momento do tratamento (resposta imediata).
O método também melhora a sensação sinestésica, porque podemos mostrar imediatamente ao paciente a amplitude de movimentos total, sem dor. Outras vantagens da estimulação com agulhas são ausência de reações alérgicas, diminuição do risco de hematomas e tratamento de músculos profundos, próximo de feixes neurovasculares.
Fontes:
Silva, L.C. et.al - Tratamento Fisioterapêutico no Ponto-Gatilho Miofascial
CLAIR, Davis. Livro Terapêutico do Ponto-Gatilho: Guia de Tratamento da dor. São Paulo, 2012.
http://fisioterapia.com/tecnica-de-liberacao-miofascial-e-sua-aplicacao-nas-tensoes-musculares-da-regiao-cervical/
Bruna Maria Oliveira da Silva
Fisioterapeuta do Centro de Condicionamento Físico e Reabilitação