Pilates na Fibromialgia

Pilates na Fibromialgia

Mialgia vem do latim e significa dor, fibro também do latim significa tecido muscular.

A fibromialgia é uma síndrome crônica que determina limitações à capacidade funcional dos indivíduos, devido ao seu quadro de dor, apesar de não acarretar deformidades físicas ou sequelas, interfere diretamente na qualidade de vida e saúde das pessoas que a tem.

Apesar de atingir inúmeras pessoas em todo o mundo, e de não ser uma patologia recente sua origem ainda é desconhecida assim como sua cura.

 Atinge na sua grande maioria mulheres, principalmente as que estão no período pós- menopausa. É caracterizada por dor muscular, associada na maior parte dos casos a rigidez, distúrbios do sono e alterações psicológicas como ansiedade e depressão.

Dentre os sintomas estão às dores e a sensibilidade ao toque dos pontos característicos do corpo, os principais pontos referidos pelos pacientes são coluna cervical e coluna lombar. O indivíduo consegue saber se apresenta ou não a síndrome por meio de suas queixas e pelo exame físico, que vão excluindo doenças semelhantes, como hipotiroidismo, esclerose múltipla ou miopatias inflamatórias.

No exame físico, a dor deve estar presente há mais de 3 meses, e o diagnóstico se dá pela presença de dor em 11 dos 18 pontos conforme a imagem.

 

 

 

O método Pilates é uma das formas que contribuem para o controle da síndrome, pois o alongamento e fortalecimento muscular estão presentes a todo o momento nos exercícios de forma suave e progressiva.

O Pilates não é restritivo, pois a intensidade e tipo dos exercícios variam de acordo com cada pessoa. No caso dos atletas fortalece a musculatura e previne lesões, em pessoas que já possuem uma lesão e pessoas idosas o Pilates age na melhoria da flexibilidade, forca muscular e equilíbrio.

Os benefícios do método são inúmeros, dentre os principais estão: melhora na postura, melhora na respiração, melhora na resistência e força muscular, fortalecimento da coluna, mobilidade e flexibilidade, maior consciência corporal, alívio de dores entre outros.

O Pilates auxilia também no fator psicológico, visto que é uma atividade tranquila e ao final de suas aulas apresenta um momento de relaxamento.


Mariana de Souza - Fisioterapeuta do Centro de Condicionamento e Reabilitação Renata Borges

Fonte: revistapilates.com.br | Fonte: instpilates.com.br |  Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia